Transtornos Mentais

Orientações sobre Transtornos Mentais

mental181

TRANSTORNOS MENTAIS 

Um transtorno mental é uma síndrome caracterizada por perturbação clinicamente significativa na cognição, na regulação emocional ou no comportamento de um indivíduo que reflete uma disfunção nos processos psicológicos, biológicos ou de desenvolvimento subjacentes ao funcionamento mental. Transtornos mentais estão frequentemente associados a sofrimento ou incapacidade significativos que afetam atividades sociais, profissionais ou outras atividades importantes. Uma resposta esperada ou aprovada culturalmente a um estressor ou perda comum, como a morte de um ente querido, não constitui transtorno mental. Desvios sociais de comportamento (p. ex., de natureza política, religiosa ou sexual) e conflitos que são basicamente referentes ao indivíduo e à sociedade não são transtornos mentais a menos que o desvio ou conflito seja o resultado de uma disfunção no indivíduo, conforme descrito. DSM-5


image001

Fonte: Graphicmama

Tipos mais comuns

Transtorno depressivo – Distúrbio do humor que leva à persistente sensação de tristeza e perda de interesse.

Transtorno da ansiedade – Condição mental em que a preocupação excessiva e contínua interfere nas atividades diárias.

Transtorno do Pânico  – Se caracterizam por ataques de pânico, que são recorrentes, que ocorrem mesmo na ausência de perigo significativo. Geralmente são intensos, desconfortastes e podem incluir sintomas corporais.

Fobia Social  – Trata-se de um intenso medo em ambientes sociais, com a sensação de que as pessoas podem estar olhando, observando e/ou julgando.

Transtorno bipolar – Distúrbio associado a alterações de humor, que variam de baixos depressivos a altos maníacos.

Estresse pós-traumático – Condição mental desencadeada após testemunhar ou vivenciar um evento aterrorizante.

Transtorno obsessivo-compulsivo – Excesso de pensamentos (obsessões) que leva a comportamentos repetitivos (compulsões).

Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade – Condição crônica que inclui sintomas como desatenção, hiperatividade e impulsividade. Muito comum em crianças, mas pode seguir até a vida adulta.

Transtorno de Personalidade Borderline ou Instável – Extrema e frequente alteração ou oscilação do humor, autoimagem ruim e problemas frequentes nos relacionamentos. Possuem frequentemente alta suscetibilidade aos acontecimentos ruins da vida.

Esquizofrenia – Distúrbio cerebral em que o indivíduo interpreta a realidade de maneira incomum.

Transtorno psicóticos outros  – Se caracteriza por alterações na percepção e interpretação da realidade de forma mais brandas que a esquizofrenia.

Posts Relacionados